A medição isolada da pressão arterial de um paciente revela um pouco sobre o seu estado atual, mas é um dado muito vago para determinar se ele sofre de alguma doença crônica como hipertensão arterial. Para um diagnóstico preciso de como a Pressão Arterial (PA) se comporta em cada indivíduo e quais os riscos de sua variação é recomendada a aplicação do exame de Monitorização Ambulatorial da Pressão Arterial, conhecido pela sigla Mapa.

Uma série de fatores, principalmente emocionais, podem contribuir para que o paciente esteja com a PA alta, inclusive o nervosismo com a presença do profissional de saúde ou estresse. Por isso, a importância de um monitoramento contínuo, até mesmo para se identificar se horários de pico de pressão estão relacionados a algum fator externo.

O exame Mapa de pressão arterial pode ser aplicado por um enfermeiro ou técnico em enfermagem treinado para isso e o laudo deve ser emitido por um profissional da medicina com conhecimento técnico sobre o método. A Portal Telemedicina, por exemplo, tem médicos cardiologistas especialistas em laudo de Mapa, que emitem laudo para este exame à distância em até 24 horas.

Confira a seguir quais as recomendações para aplicação deste exame, em que casos é indicado, a que fatores o médico deve estar atento na hora de realizar laudos e de que forma a telemedicina tem contribuído com a qualificação e otimização deste procedimento.


Warning: Undefined variable $advice in /home/prontosaude/public_html/footer.php on line 177
Pronto Saúde