Quanto tempo dura a anestesia? Posso beber água? Dói? Pode acontecer algo grave? Dúvidas são comuns! Principalmente se você não é médico e irá fazer algum procedimento de saúde, como um exame ou cirurgia. É seu direito e dever do médico responder a todas as suas questões e orientá-lo sobre seu diagnóstico, prognóstico, meios e formas de tratamentos disponíveis e riscos. Informação ajuda a proteger a sua integridade física e moral.
Por isso, hospitais, laboratórios, clínicas etc, são obrigados a disponibilizar o consentimento informado, um termo no qual você permite ou recusa submeter-se a um procedimento médico. Parece óbvio, mas não custa ressaltar: o documento precisa ser assinado antes do procedimento e só depois de você esclarecer todas as dúvidas.
E você tem ideia do que precisa saber antes de um exame ou cirurgia? Tudo o que você tiver dúvida em relação ao procedimento, como os riscos, probabilidade de sucesso, alternativas, o que pode acontecer durante a recuperação e o que pode acontecer se você não realizar a cirurgia ou o exame.
Caso não sinta confiança, esteja desconfortável com as explicações ou com a possibilidade de seguir com o procedimento, não hesite: desista. A qualquer momento e sem nenhum tipo de sanção você pode desistir. Mesmo se já tiver assinado o termo de consentimento!
No Einstein nós respeitamos e aplicamos o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido. Aqui, os procedimentos que exigem a assinatura do documento são os procedimentos cirúrgicos de qualquer porte, procedimentos invasivos diagnósticos ou terapêuticos, como punções, procedimentos endoscópicos, utilização de substâncias radioativas, utilização de contrastes radiológicos endovenosos, administração de medicamentos oncológicos, cateteres centrais e drenos, pacientes submetidos a procedimentos anestésicos, incluindo todas as modalidades de sedação.
OBS: O Consentimento também pode ser aplicado, embora não seja obrigatório, em situações clínicas não previstas acima.
Principais dúvidas
Você sabe o que é o consentimento informado?
É o processo pelo qual uma pessoa dá permissão ou recusa submeter-se a um procedimento médico, a partir de orientações recebidas sobre o seu diagnóstico, prognóstico, meios e formas de tratamento disponíveis e riscos. É um direito assegurado por leis que protegem a integridade física e moral do indivíduo.
O que eu preciso saber?
Os riscos do tratamento, probabilidades de sucesso, alternativas, o que pode acontecer durante a recuperação e o que pode acontecer se você não realizar o procedimento. Essas informações são importantes para que você possa tomar uma decisão consciente.
Posso desistir do procedimento mesmo depois de ter assinado o termo?
Sim. Você pode desistir a qualquer momento sem nenhum tipo de sanção, mesmo tendo assinado o Termo de Consentimento.
Por que o consentimento informado é tão importante?
O consentimento assegura ao paciente sua autonomia e livre decisão sobre o procedimento que será submetido. Esclareça todas as suas dúvidas antes de qualquer procedimento.
Quem é o responsável por passar essas informações ao paciente?
O médico ou profissional que executa o procedimento. A equipe assistencial, como a enfermagem, pode ser envolvida no processo, apresentando ao paciente o termo de consentimento ou vídeo explicativo. O paciente deve ter a oportunidade de questionar suas dúvidas com o responsável antes do procedimento.
Converse com o seu médico ou responsável pela execução do procedimento, eles saberão orientá-lo. Nosso compromisso é com você.
CORRELAÇÃO COM LEGISLAÇÃO E REGULAMENTAÇÃO GOVERNAMENTAL
Norma Técnica Resolução SS-169 de 19/06/96
Lei Estadual número 10.241 de 17 de março de 1999:
Estes Termos foram Atualizados em nossos websites em
Deprecated: Function strftime() is deprecated in /home/prontosaude/public_html/rsocial.php on line 41
Agosto de 2022.