O que é:
A aspiração por agulha fina (PAAF) é um tipo de biópsia realizada com uma pequena agulha (calibre 21 a 25) para obter amostras de tecido e líquido a partir de lesões sólidas ou císticas. De caráter ambulatorial, dispensa anestesia, podendo o paciente assumir as suas atividades logo após o exame. É uma das muitas modalidades diferentes para o diagnóstico de massas ou tumores fora da excisão formal. Outros métodos incluem a biópsia com agulha grossa (core biopsy). A PAAF e o Core biopsy podem ser realizados com o auxílio de orientação por imagem (principalmente ultrassom) ou "mão livre" no caso de lesões facilmente palpáveis. A PAAF tem muitas vantagens e usos potenciais, tornando-a uma opção popular para o diagnóstico e tratamento de certas lesões ou tumores.
Nódulos da tireoidianos:
A biópsia da PAAF pode ser feita em qualquer nódulo que o médico julgue ser cancerígeno. Existem certas características dos nódulos da tireoide que preocupam os médicos; aqui está uma lista deles:
A biópsia por agulha FNA dos nódulos tireoidianos geralmente é realizada em qualquer nódulo tireoidiano grande o suficiente para ser sentido (isso significa que eles têm mais de 1 centímetro de diâmetro). A biópsia da PAAF é indicada em qualquer nódulo tireoidiano que cause sintomas. A biópsia da PAAF deve ser realizada em nódulos tireoidianos que tenham uma certa característica sob o ultrassom. A biópsia por agulha fina dos nódulos da tireoide é um teste muito confiável que funciona muito bem na maioria dos casos.
Informes Técnicos:
O material puncionado, laminado e seco ao ar, é corado pelo método de Método de May-Grünwald-Giemsa - MGG, montado em bálsamo sintético com lamínula de 24x50mm. Se líquido, é realizado preparado citológico, laminado e corado pelo método de Papanicolaou.
Consulte sempre um bom especialista. Essa é a maneira mais segura de receber análise e resultados precisos e que sejam relevantes para o momento.